Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Mercados caem pressionados por dúvidas sobre pacote

Por Kevin Plumberg HONG KONG (Reuters) - As bolsas de valores da Ásia fecharam em queda nesta segunda-feira diante de dúvidas dos investidores sobre a efetividade de um plano dos Estados Unidos para resgatar o sistema financeiro.

Reuters |

A proposta para se estabelecer um fundo de 700 bilhões de dólares para compra de ativos ilíquidos será enviada ao Congresso norte-americano ainda nesta segunda-feira depois de dias de intensas negociações e compromissos.

O pacote de resgate da confiança não veio rápido o suficiente para o setor bancário e autoridades regulatórias depois que os governos da Bélgica, Holanda e Luxemburgo foram forçados a resgatar a instituição financeira Fortis durante o final de semana, para impedir uma disseminação da crise pelo continente.

Além disso, o governo britânico vai assumir a empresa de hipotecas Bradford & Bingley, informaram fontes do setor bancário próximas ao assunto à Reuters.

Depois que o sistema financeiro norte-americano quase implodiu no mês passado na onda do colapso do Lehman Brothers, o resgate da seguradora AIG e do fim do modelo de banco de investimento, o plano para resgate do sistema financeiro encontrou forte resistência de alguns políticos norte-americanos.

"Agora o diabo está nos detalhes. Há tantas restrições a um acordo que qualquer uma delas pode limitar completamente a efetividade do pacote", disse Tim Rocks, estregista de ações no Macquarie Securities, em Hong Kong.

A bolsa de HONG KONG despencou 4,29 por cento, pressionada principalmente pelo setor financeiro. A companhia de seguros Ping An Insurance afundou 10,53 por cento depois do resgate do Fortis, no qual a segunda maior seguradora chinesa tem uma participação de 5 por cento.

TÓQUIO caiu 1,26 por cento, eliminando riscos iniciais, depois que ações de companhias exportadoras como a Toyota registraram perdas.

O índice MSCI que reúne bolsas da Ásia-Pacífico exceto do Japão se desvalorizou em 3,36 por cento, depois de quatro semanas de recuos.

A bolsa de SEUL caiu 1,35 por cento, XANGAI perdeu 0,16 por cento e TAIWAN se desvalorizou em 2,16 por cento. CINGAPURA recuou 2,1 por cento e SYDNEY teve baixa de 2 por cento.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG