Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Mercados brasileiros operam dentro do normal, diz Meirelles

SÃO PAULO (Reuters) - Apesar do aumento da volatilidade, os mercados brasileiros estão operando com normalidade diante da turbulência internacional causada pelo colapso do Lehman Brothers, disse nesta segunda-feira o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Ele afirmou que o BC está em contato permanente com autoridades monetárias no exterior para monitorar o cenário global, mas que até o momento não teve de fazer nenhuma gestão extraordinária de liquidez nos mercados domésticos.

Reuters |

'Os bancos brasileiros têem um colchão confortável de liquidez, na medida que seu capital ajustado pela sua exposição ao risco está em média superior ao exigido pelo BC', disse ele.

A turbulência dos mercados internacionais foi provocada pela desconfiança dos investidores em relação à saúde do sistema financeiro norte-americano, que vem sofrendo perdas gigantescas com ativos atrelados ao mercado de hipotecas.

Meirelles afirmou, no entanto, que os bancos brasileiros não tem exposicão a este tipo de ativo e que a economia do país está mais resistente aos choques externos.

'Não existe descolamento completo de nenhuma economia, o que existe é um aumento de resistência à crise', disse Meirelles a jornalistas, citando as reservas internacionais brasileiras, acima de 200 bilhões de dólares, e o fato de o país ser um credor internacional.

O presidente do BC disse que diante do aumento da volatilidade internacional a autoridade monetária não poderia se ausentar.

'É importante que o BC faça uma avaliação, transmita a população e aos mercados uma mensagem de serenidade.'

(Por Walter Brandimarte)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG