Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Mercados: Bovespa acena com possibilidade de recuperação

SÃO PAULO - Depois das perdas históricas registrada na segunda-feira, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) acena com a chance de um pregão de recuperação. A indicação é dada pelo índice futuro, que opera em alta na Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM & F).

Valor Online |

Há pouco, o Ibovespa com vencimento em outubro ganhava 1,08%, para 47.480 pontos.

Dia de recuperação também se desenha em Wall Street. O que estimula o humor é a expectativa de que os congressistas americanos podem aprovar um plano de ajuda semelhante ao rejeitado ontem. Também correm rumores de que os bancos centrais podem cortar juros como forma de estimular a liquidez.

O presidente dos Estados Unidos, George Bush, fará um novo pronunciamento ainda pela manhã. Ontem, o presidente se disse desapontado com a atitude dos congressistas, que, por 228 votos a 205, disseram " não " ao plano de US$ 700 bilhões para sanear o balanço dos bancos.

Na Europa, o pregão é indefinido, mas a possibilidade de um novo resgate impede perdas acentuadas.

A rejeição do pacote de socorro dos EUA ontem trouxe pânico aos mercados. No começo da tarde o Ibovespa caía mais de 10%, o que ativou o " circuit breaker " , medida cautelar que pára os negócios quando as oscilações do índice são muito bruscas.

Retomado os negócios, o Ibovespa chegou a perder mais de 13,8%, antes de fechar o dia com baixa de 9,36%, aos 46.028 pontos. A queda foi a maior desde 14 de janeiro de 1999, data na qual também foi observado o último " circuit braker " .

Em Wall Street, o Dow Jones recuou 6,98%. Na bolsa eletrônica Nasdaq o estrago foi ainda maior, baixa de 9,14%.

A Ásia refletiu hoje o dia de pânico, mas as vendas foram relativamente menores se comparadas com as perdas por aqui e em Wall Street. Tóquio fechou com queda de 4,12%. Seul desvalorizou 0,57%.

(Eduardo Campos | Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG