Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Mercados: Bolsas recuam após decisão do BC dos EUA de manter juros

SÃO PAULO - As bolsas de valores no Brasil e nos Estados Unidos reagem de forma negativa à decisão do Federal Reserve (Fed), banco central norte-americano, que optou por manter a taxa básica de juros do país estável em 2% ao ano, contrariando a expectativas dos agentes, que esperavam uma redução no custo do dinheiro como resposta ao agravamento da crise financeira. Por volta das 15h30, na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) as vendas se acentuavam puxando uma baixa de 3,0%, para o Ibovespa, que marcava 46.962 pontos.

Valor Online |

O giro financeiro estava em R$ 4,20 bilhões
Já em Wall Street, o Dow Jones mudou de direção e passou a registrar baixa de 0,97%, enquanto o Nasdaq perdia 1,18%
No comunicado, o colegiado, afirma que os problemas no sistema financeiros aumentaram de forma significativa e que o mercado de trabalho segue perdendo força. O crescimento econômico também parece menor refletindo, em parte, um menor do consumo.

O Fed também aponta que atual contração do crédito, os problemas no setor imobiliário e menores exportações devem pesar sobre o crescimento econômico nos próximos trimestres. Por outro lado, o comitê avalia que a reduções de juros já efetuadas, combinadas com as medidas tomadas para manter a liquidez nos mercados devem ajudar a promover o crescimento econômico moderado.

O membros do Fed também afirmam que esperam que a inflação perca força no decorrer do ano, mas que a perspectiva para os preços segue bastante incerta.

No balaço de riscos, os membros do Fed apontam que tanto a inflação quanto o crescimento têm o mesmo peso para o comitê. Como em outros comunicados, o Fed encerra afirmando que continuará acompanhando os cenários econômico e financeiro e que atuará conforme o necessário para garantir o crescimento econômico sustentável e a estabilidade nos preços.

"(Eduardo Campos | Valor Online)"

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG