Após três pregões de perdas, as principais Bolsas da Ásia se recuperaram. Além de fatores locais, os ganhos em Wall Street e, principalmente, a nova queda dos preços do petróleo foram determinantes para o bom desempenho do dia.

A Bolsa de Hong Kong esteve fechada por causa de uma tempestade tropical que atingiu a região.

A alta nas ações das refinadoras de petróleo, em conseqüência da queda adicional no preço da commodity, ofuscou as perdas no setor imobiliário e fez as Bolsas da China reverter as sessões consecutivas de baixa. O índice Xangai Composto subiu 1,1% e encerrou aos 2.719,37 pontos. Já o Shenzhen Composto terminou estável, aos 790,65 pontos. Yuan - Apesar da sexta alta consecutiva da taxa de paridade central dólar-yuan, a moeda chinesa se valorizou em relação à unidade norte-americana, à medida que os dealers expressaram sua convicção de que o yuan já atingiu o fundo do poço. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado aos 6,8482 yuans, de 6,8556 yuans ontem.

A Bolsa de Taipé , em Taiwan, fechou em forte alta, liderada pelos setores peso pesado de eletrônicos (+ 4,2%) e de construção (+5,4%). O índice Taiwan Weighted subiu 3,1% e encerrou aos 7.026,24 pontos. Na Coréia do Sul, o mercado apresentou forte recuperação, no encalço dos grandes ganhos nos EUA. Além disso, a contínua queda do petróleo reduziu as preocupações referentes às pressões inflacionárias. O índice Kospi subiu 2,8% e fechou aos 1.578,71 pontos. O mercado filipino fechou em forte alta, com o maior ganho porcentual diário em um ano. O índice PSE Composto, da Bolsa de Manila , subiu 3,6% e fechou aos 2.697,21 pontos. A Bolsa de Sydney , na Austrália, fechou em forte alta. O índice S&P/ASX 200 ganhou 3,1% e encerrou aos 4.969,1 pontos.

A Bolsa de Cingapura terminou em alta puxada pelo rali em Wall Street e pelas compras de pechinchas. O índice Straits Times subiu 0,9% e fechou aos 2.886,78 pontos. Na Indonésia, o mercado teve uma ligeira alta, para a qual colaboraram o desempenho de Wall Street e a estabilidade da moeda local. O índice composto da Bolsa de Jacarta subiu 0,1% e fechou aos 2.187,20 pontos. O mercado tailandês encerrou em alta sustentada pelos ganhos nos papéis de bancos e do setor imobiliário. O índice SET da Bolsa de Bangcoc avançou 1,4% e fechou aos 676,35 pontos. Estimulada pelos bons desempenhos dos demais mercados da região, a Bolsa de Kuala Lumpur , na Malásia, terminou positiva. O índice composto de cem blue chips subiu 0,4% e fechou aos 1.133,59 pontos. As informações são da Dow Jones

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.