Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Mercados asiáticos caem para menor patamar em seis semanas

HONG KONG - As bolsas de valores da Ásia fecharam em queda nesta sexta-feira, o que fez com que o índice acionário da região perdesse mais de 2%, atingindo o menor patamar em um mês e meio.

Reuters |

O desempenho dos mercados foi marcado por uma série de resultados fracos de empresas do setor de tecnologia.

A Samsung Eletronics, por exemplo, anunciou seu primeiro prejuízo trimestral na história, na esteira de severos alertas de gigantes do setor de tecnologia como Microsoft, Nokia e Sony.

O índice MSCI da região Ásia-Pacífico excluindo o Japão recuava 2,59%, a 217 pontos, por volta das 7h21 (horário de Brasília).

Operadores estavam relutantes em assumir riscos diante do longo feriado do Ano Novo Lunar, que será celebrado em toda Ásia na próxima semana.

O índice Nikkei da bolsa de valores de Tóquio recuou 3,81%, para 7.745 pontos, no menor patamar em dois meses.

As ações da Sony tombaram 7%, depois que a companhia informou na quinta-feira que irá registrar um prejuízo recorde de US$ 2,9 bilhões.

"Com a Sony do jeito que está, é fácil imaginar como outros fabricantes de eletrônicos estão", afirmou Fumiyuki Nakanishi, gerente da SMBC Friend Securities, em Tóquio.

O índice Hang Seng da bolsa de Hong Kong foi um dos poucos indicadores acionários da região que não teve desempenho tão ruim, fechando em queda de 0,63%, a 12.578 pontos.

Na Austrália, o índice S&P/ASX 200 caiu 4,13%, para 3.342 pontos, refletindo o desempenho dos papéis de mineradoras e bancos.

A rápida desaceleração do ritmo de crescimento da China, um grande consumidor de matérias-primas, tem sido devastador para os produtores de commodities.

Em Xangai, o índice da bolsa local fechou em baixa de 0,71%, a 1.990 pontos, enquanto em Cingapura o mercado amargou uma perda de 1,38%, seguida pela bolsa de Seul, que tombou 2,05%, para 1.093 pontos.

Leia tudo sobre: bolsa de valores

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG