Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Membros de fórum de exportadores de gás formalizarão relações dia 23

Moscou, 17 dez (EFE) - Os integrantes do Fórum dos Países Exportadores de Gás (FPEG) formalizarão suas relações durante a reunião que realizarão no dia 23 em Moscou, anunciou hoje o vice-primeiro-ministro russo responsável por energia, Igor Sechin. Agrada-nos que os países exportadores de gás formalizarão suas relações precisamente em Moscou, disse Sechin à imprensa na cidade argelina de Oran dentro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep). O FPEG realizará sua reunião ministerial na capital russa para estudar o projeto do estatuto da organização, pactuado pelo Comitê de Alto Nível do fórum no final de novembro, assim como sua futura estrutura, segundo o Ministério de Energia russo. Sechin afirmou que os membros do FPEG cogitam coordenar suas ações da mesma forma que fazem os exportadores de petróleo, mas negou que pretendam criar um cartel similar à Opep. Este trabalho é parecido com o realizado pela Opep, mas quero ressaltar que não haverá pactos de preços. Só se trata de proteger os interesses dos países produtores de gás e coordenar o trabalho, disse o funcionário, segundo a agência russa RIA Novosti.

EFE |

O vice-primeiro-ministro não quis responder se o FPEG poderia regular a extração, propôs à imprensa esperar os resultados da reunião e anunciou que convidou à mesma os países-membros da Opep.

Já o vice-ministro russo de Energia, Anatoli Yanovski, anunciou que o Fórum, segundo o projeto do estatuto, terá um orçamento próprio, assim como um comitê executivo e uma secretaria, mas descartou que o FPEG se transforme em uma "Opep do gás", como inicialmente queria a Rússia.

O FPEG engloba Argélia, Bolívia, Egito, Emirados Árabes Unidos, Indonésia, Irã, Líbia, Malásia, Nigéria, Catar, Rússia, Trinidad e Tobago e Venezuela, assim como Guiné Equatorial e Noruega como observadores. EFE si/db

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG