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Melissa segue passos das Havaianas no exterior

A London Fashion Week deste ano vai ganhar ares brasileiros. Uma festa durante a semana da moda na capital britânica, que começou nesta segunda-feira, marcará o primeiro grande evento internacional da Melissa, com o lançamento do modelo criado por Zaha Hadid, arquiteta iraquiana radicada na Inglaterra.

Agência Estado |

A sandália de plástico brasileira, fabricada pela Grendene, busca a internacionalização. Já presente em mil pontos-de-venda em mais de 50 países, como Japão, Itália, França e EUA, o objetivo é reforçar a marca e conquistar novos espaços. "O evento em Londres reflete o sucesso de nossa estratégia", diz Raquel Scherer, coordenadora de marketing da Melissa.

Ela revela que a empresa está iniciando exportações para a Rússia e abriu recentemente um distribuidor nos Emirados Árabes para atender o Oriente Médio. Agora, os próximos alvos são a Índia e a Coréia, reforçando assim a participação na Ásia, onde a sandália já é vendida na China e em Hong Kong.

A companhia não abre os números das exportações. Mas Raquel conta que a dedicação dada ao mercado interno é a mesma dispensada ao externo. "O que posso dizer é que vamos crescer lá fora." O curioso é que no exterior a Melissa ganha outra cara, na linha descolada-chique. Se no Brasil são as meninas de 15 aos 25 anos que usam a sandália de plástico, em outros países as consumidoras são mais maduras, até os 30 anos.

A diferença é resultado da própria estratégia de distribuição, que procura inicialmente os melhores pontos-de-venda, para somente depois ampliar os canais. "A consumidora lá fora é mais adulta, por isso nosso cuidado de não deixar uma conotação infantil", diz Raquel.

Uma visita a lojas de Londres deixa isso bem claro. Na pomposa Harvey Nichols, as principais prateleiras exibem sandálias de Stella Mcartney, Miu Miu, Dolce & Gabbana e Christian Louboutin, entre tantos outros. Em um lado um pouco mais descontraído, eis que surgem seis modelos da Melissa, vendidos na faixa de £ 50, cerca de R$ 180. Logo abaixo, outra brasileira: a Havaianas, da Alpargatas. O modelo básico, aquele sem estampas, é vendido a £ 20, algo como R$ 70.

Raquel diz que não encara a Havaianas como concorrente. "Eles têm um produto, que é um chinelo, mas a Melissa possui sapatilha, salto e plataforma." No entanto, depois de conquistar estrelas de cinema como Julia Roberts, a Havaianas tornou-se bastante conhecida no exterior e é fácil encontrá-la em lojas e nos pés dos europeus.

Para ganhar status fora do País, a Melissa tem apostado em nomes reconhecidos internacionalmente, como os designers irmãos Campana e o egípcio Karim Rashid, o estilista brasileiro Alexandre Herchcovitch e a britânica Vivienne Westwood, a famosa criadora da moda punk - e do vestido de casamento de Carrie Bradshaw, a personagem de Sarah Jessica Parker no filme Sex and the City.

Agora, é o modelo criado por Zaha Hadid - primeira mulher a vencer o conceituado Pritzker Architecture Prize, em 2004 - que chega à Europa. Logo depois da festa de lançamento, na próxima quinta-feira, a sandália já estará sendo vendida na Dover Street Market, badalada loja de Londres, a cerca de US$ 300 - ou cerca de R$ 530.

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