Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Meirelles: troca com outros BCs é medida preventiva

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, explicou que a autorização para o Banco Central do Brasil realizar operações de swap (troca de moedas) com bancos centrais de outros países é uma medida preventiva. Segundo ele, não existe necessidade de usar essa medida neste momento.

Agência Estado |

O BC pode trocar moedas com outros bancos centrais de países que tenham moeda de "alto nível de aceitação internacional".

Meirelles explicou que tal qual a medida de redesconto, anunciada na semana passada, e que até agora não foi usada, essa autorização coloca mais um instrumento à disposição da autoridade monetária, caso haja necessidade. Ele disse que é uma operação que tem sido feita por outros bancos centrais, principalmente entre o Federal Reserve (Fed, banco central americano) e outros bancos centrais. Meirelles disse que não adianta perguntar com que outros países poderia ser feita a troca, porque ainda está sendo elaborada a "montagem legal".

Pelo texto da Medida Provisória 443, publicada hoje no Diário Oficial da União, as condições dessas operações ainda têm de ser feitas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Meirelles insistiu na afirmação de que trata-se de uma antecipação de um instrumento.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG