Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Meirelles fala de IPCA na meta e diz que BC está no caminho certo

SÃO PAULO - O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, reforçou hoje em comunicado oficial a correção da política de monetária adotada pelo BC, tendo em vista o controle da inflação obtido com a política de metas. O cumprimento da meta de inflação nos últimos cinco anos mostra que o Banco Central está no caminho certo.

Valor Online |

A política monetária adotada pelo Banco Central é adequada para preservar o poder de compra da população e a manutenção do ganho real dos salários. Estes são os principais dividendos da estabilidade",
O comentário se segue ao anúncio da inflação oficial de 2008, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que fechou 2008 em 5,90%. A banda de tolerância máxima para a meta do BC era de 6,5% ao ano e o centro da meta de 4,5%. A taxa anual, no entanto, é maior desde 2004, quando o IPCA subiu 7,6%.

Recentemente, o BC vem sofrendo críticas por ainda não ter reduzido a taxa Selic, em um momento em que o nível de atividade dá sinais de forte retração. Na ata da sua última reunião, o Comitê de Política Monetária (Copom) citou os possíveis efeitos da alta do dólar sobre a inflação para manter a Selic em 13,75% ao ano.

(Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG