expansão vigorosa - Home - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Meirelles: economia está em fase de expansão vigorosa

O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, avaliou hoje que os números da evolução do Produto Interno Bruto (PIB), divulgados pela manhã pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que a atividade econômica registra crescimento vigoroso no Brasil. Os dados de contas nacionais divulgados hoje pelo IBGE confirmam que, após breve processo recessivo, a economia brasileira entrou em fase de expansão vigorosa, com aceleração na margem, cita Meirelles, em avaliação distribuída pela assessoria de imprensa da autoridade monetária.

Agência Estado |

Para ele, o desempenho evidencia "a retomada da confiança nas perspectivas de nossa economia".

O presidente do BC cita ainda que, pelo lado da oferta, o crescimento da indústria foi o principal destaque do quarto trimestre de 2009. No período, o setor avançou 4% em comparação com o terceiro trimestre do mesmo ano. A expansão foi bastante superior ao observado no segmento agropecuário, que teve variação neutra (zero), e no setor de serviços, que tem maior peso no PIB e aumentou 0,6% na mesma base de comparação.

Pelo lado da oferta, Meirelles chamou atenção para a expansão do investimento no período. Segundo os dados do IBGE, a chamada Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) teve expansão de 6,6% no quarto trimestre de 2009, em relação ao trimestre imediatamente anterior. Na comparação com o quarto trimestre de 2008, o aumento foi de 3,6%.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG