Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Meirelles destaca importância de inflação controlada para governança

SÃO PAULO - A necessidade de avançar em boas práticas de governança corporativa foi enaltecida nesta sexta-feira pelo presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles. Segundo ele, a contribuição que o BC pode dar para as boas práticas é o compromisso da autoridade monetária com as metas de inflação.

Valor Online |

"Não é necessário haver hiperinflação. Qualquer inflação de dois dígitos, já faz com que os requisitos para a boa governança desapareçam na própria imprevisibilidade e confusão monetária", disse.

Apesar de falar genericamente sobre o assunto, o presidente do BC se recusou a comentar os dados divulgados hoje sobre inflação, que apontaram desaceleração do IPCA em agosto. "Estamos em blecaute devido à reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) na próxima semana", afirmou.

A previsão da maioria dos analistas de mercado é de nova elevação de 0,75 ponto percentual na Selic na semana que vem, o que levaria a taxa básica para 13,75% ao ano.

Ao fazer o discurso de encerramento da segunda edição do seminário Boa Governança no Sistema Financeiro Nacional, Meirelles ponderou que a crise financeira gerada pelo crédito subprime nos Estados Unidos foi causada, entre outros motivos, por problemas nesta área. "Foi uma falta de governança importante, que resultou numa lição para todos nós", afirmou, lembrando que o prejuízo estimado para todo o sistema financeiro global pode chegar a US$ 1 trilhão.

Para Meirelles, o Brasil, dentre os emergentes, tem uma estrutura institucional de governança bastante avançada, haja vista a presença não só do Banco Central na vigilância sobre as práticas no sistema financeiro, como também da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Secretaria de Previdência Complementar (SPC), Superintendência de Seguros Privados (Susep) e Ministério Público.

De acordo com o presidente do BC, toda essa estrutura constitui um ponto de vantagem na competitiva no mundo globalizado.

Leia tudo sobre: meirelles

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG