Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Mdic lança cadastro único de empresas nacionais e estrangeiras no país

BRASÍLIA - Foi lançado hoje o Cadastro Nacional de Empresas (CNE), que terá informações de aproximadamente 17 milhões de companhias nacionais e estrangeiras em funcionamento no país e estará disponível para consultas a partir de 4 de março de 2009. Uma prévia do aplicativo foi apresentada pelo secretário de Comércio e Serviços, Edson Lupatini Junior, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), e, segundo ele, resgata 200 anos de registro mercantil no Brasil.

Valor Online |

O CNE conterá endereço, capital social, data de Início da atividade, filiais de empresas estrangeiras, bloqueios, livros mercantis, atual situação do empreendimento, filiais estaduais, natureza jurídica e outros dados empresariais. As normas de acesso serão fixadas pelo Departamento Nacional de Registro Mercantil (DNRC).

O novo aplicativo está conectado ao Sistema Nacional de Registro de Empresas Mercantis (Sinrem), capta informações prestadas pelas 27 juntas comerciais e, futuramente, estará interligado à Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), desobrigando empresários individuais e sociedades mercantis a fornecerem informações cadastrais a outros órgãos de registro mercantil, pois todas elas estarão armazenadas nesse único sistema, de acordo com o Mdic.

O secretário destacou ainda que o CNE será importante para formulações de políticas públicas e para planejamento empresarial, por conter também as vocações regionais, mortalidade de empresas, pesquisas de mercado e de fornecedores, entre outras informações mercantis.

(Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG