Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

MDIC estuda forma de renegociar dívida agrícola, diz Miguel Jorge

Brasília, 18 - O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, informou hoje que o governo está concluindo os estudos que possibilitem um processo de renegociação da dívida agrícola dos produtores referente aos investimentos. Segundo ele, alguns agricultores não conseguiram pagar os financiamentos adquiridos dentro das linhas do Finame e do Moderfrota, o que pode levar a uma redução da safra em 2009.

Agência Estado |

O ministro explicou que 75% dos problemas inadimplência estão nos Estados de Goiás, Mato Grosso e Tocantins. Os demais 25% estão espalhados no restante do País.

Segundo o ministro, esses problemas de inadimplência ocorreram por causa da escassez de crédito no mercado. Para ele, as tradings eram as grandes provedoras de crédito e, com os problemas de liquidez, pararam de emprestar. "Estamos com um levantamento quase completo para que possa ser feito um processo de renegociação das dívidas", afirmou o ministro, que participou hoje de uma audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), do Senado Federal. Miguel Jorge disse que ainda não estão definidos os termos da renegociação das dívidas. "É necessário fazer de alguma forma, mas não sabemos como", disse o ministro.

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, confirmou que o banco está estudando a possibilidade de refinanciar os equipamentos comprados dentro do Moderfrota.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG