Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Mapa autua dez produtores do PR por uso de agrotóxico ilegal

Brasília, 19 - Dez produtores rurais do Paraná foram autuados por uso de agrotóxicos ilegais em suas lavouras, informou hoje o Ministério da Agricultura (Mapa). As autuações foram feitas a partir de fiscalização realizada entre os dias 10 e 13 de novembro por técnicos do Ministério da Agricultura, da Secretaria de Agricultura do Paraná e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Agência Estado |

As autuações foram encaminhadas para o Ministério Público Estadual e os responsáveis poderão responder por crime ambiental. A pena prevista para esse tipo de crime é de um a quatro anos. As informações são do Mapa.

Durante quatro dias, os fiscais visitaram 156 propriedades rurais em 29 municípios das regiões oeste e sudoeste do Paraná. O total de multas aplicadas chegou a R$ 44,7 mil. Durante o ano de 2006, foram fiscalizadas 207 propriedades rurais e 32 agricultores autuados. No ano passado, foram aplicadas nove autuações em 117 propriedades fiscalizadas.

Durante a ação, foram apreendidas grandes quantidades de agrotóxico, falsificado ou contrabandeado, e vários suspeitos de contrabando dos produtos foram presos. Os agrotóxicos ilegais não possuem registro no ministério e o seu uso é proibido por não ter eficácia comprovada. Além disso, podem ser nocivos à saúde humana e ao meio ambiente por não terem sido avaliados pelos órgãos competentes. O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Defesa Agrícola (Sindag) recebe denúncias de contrabando e de uso de agrotóxicos ilegais pelo telefone 0800 940 70 30. A ligação é gratuita.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG