esforço em busca de alta de 4% para o PIB - Home - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Mantega sustenta esforço em busca de alta de 4% para o PIB

BRASÍLIA - A economia brasileira deve ter um bom desempenho em 2009 e o governo continua a apostar numa alta real de 4% do Produto Interno Bruto (PIB) sobre 2008, disse o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Não é uma meta; é um esforço, disse ele, ao criticar previsões pessimistas como a do mercado financeiro, que aponta crescimento de 2%.

Valor Online |

"Previsões são voláteis", disse Mantega. "É claro que precisamos do esforço e da confiança do setor privado e dos consumidores, mas não só vamos evitar a recessão que já toma conta de economias avançadas, como teremos taxa positiva de crescimento em 2009", continuou o ministro.

Ele negou que o governo tenha avaliado mal os impactos internos da crise mundial, e agora estaria "correndo atrás" para evitar uma recessão.

"Ninguém escondeu a verdade", disse Mantega. "Fiz uma avaliação adequada, de que ocorreria uma desaceleração no último trimestre de 2008 e também neste primeiro trimestre" do ano.

Segundo ele, verifica-se neste mês "uma acomodação da economia num ritmo de crescimento menor". E, por isso, o governo estuda novas medidas para estimular investimentos e geração de empregos, mas ele não adiantou quais novas ações serão adotadas.

"Temos instrumentos e estamos tomando várias medidas de forte impacto", como a injeção de R$ 100 bilhões do Tesouro no BNDES, "para garantir crédito ao setor produtivo", disse Mantega.

O ministro também citou o corte de 1,0 ponto percentual na taxa básica de juros Selic, ontem, para 12,75% ao ano, como uma das medidas de estímulo ao crescimento da atividade.

(Azelma Rodrigues | Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG