Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Mantega reforça aposta de inflação dentro do intervalo da meta

SÃO PAULO - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou na tarde desta terça-feira que a inflação brasileira medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve encerrar 2008 dentro do intervalo previsto no sistema de metas, fato que ele considera notável para um ano de forte turbulência financeira e alta mundial de preços de commodities.

Valor Online |

 

"Poderemos terminar o ano ainda dentro do limite superior da meta", disse Mantega, reforçando que os demais países que seguem o mesmo regime de combate à inflação estão tendo dificuldades para conter a alta de preços. Todos os países que têm meta de inflação acabaram ultrapassando as metas. No Chile, por exemplo, a inflação triplicou, exemplificou. No Brasil o centro da meta para o IPCA é de 4,5%, podendo variar em 2 pontos percentuais acima ou abaixo dessa taxa, portanto com limite máximo de 6,5%. O IPCA de 12 meses até julho está em 6,37%.

Mantega enfatizou que esse controle inflacionário é fruto tanto da política monetária restritiva iniciada neste ano pelo Banco Central, como pelo aumento da responsabilidade fiscal do governo. Estamos muito bem. "A política monetária e fiscal estão se mostrando muito eficientes. Estamos combatendo a inflação e ao mesmo tempo mantendo o ritmo de crescimento", afirmou, dizendo que o país ainda tem condições de sustentar um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da ordem de 4,5% ao ano.

Ainda sobre crescimento, Mantega afirmou que embora os últimos dados da produção industrial do país tenham indicado expansão, já há outros indicadores apontando desaceleração. O ministro não informou quais são esses indicadores, mas disse que já há redução da taxa de crescimento do crédito para compra de veículos, por exemplo. "Em vez de crescer 30%, vai aumentar de 15% a 20%", disse, lembrando que a projeção é para este ano ainda.

Leia mais sobre inflação

Leia tudo sobre: inflação

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG