Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Mantega propõe que Fed intercambie divisas com emergentes

Washington, 11 out (EFE).- O ministro da Fazenda, Guido Mantega, propôs hoje que o Federal Reserve (Fed, banco central americano) intercambie divisas com países emergentes do mesmo modo que faz com bancos centrais de nações desenvolvidas.

EFE |

Mantega sugeriu a medida na sede do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Washington, onde participa da assembléia anual do organismo com o Banco Mundial.

"O ideal é que houvesse uma maior interconexão com os bancos centrais dos países emergentes", disse Mantega à imprensa após uma reunião com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Henry Paulson.

"Por exemplo, que se possam intercambiar títulos em reais por dólares", explicou.

O Fed mantém acordos com os principais bancos centrais dos países desenvolvidos para a troca de divisas, que usou para proporcionar liquidez em dólares nos mercados financeiros dessas nações em momentos de tensão nos pregões.

Mantega descartou que os bancos centrais dos países emergentes possam cortar as taxas de juros de forma coordenada, como fizeram as principais entidades do mundo desenvolvido nesta semana perante o agravamento da crise financeira.

"Não há um vínculo, um trabalho conjunto dos bancos centrais dos países emergentes", assinalou.

"Não vejo como factível essa possibilidade a curto prazo", acrescentou.

Em discurso perante o Comitê Monetário e Financeiro Internacional (IMFC, em inglês), principal órgão diretor do FMI, Mantega também reiterou hoje sua reivindicação para que o organismo crie uma nova modalidade de empréstimos destinados a países com políticas econômicas sólidas.

O ministro solicita essa linha de crédito há dois anos e se queixou hoje que o debate "progrida muito lentamente".

"Agora alguns países já dão sinais de que precisam dessa linha.

Temos que agilizar sua aprovação", disse Mantega à imprensa após seu discurso. EFE cma/rr

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG