Ministro da Fazenda confirmou que o governo lançará nas próximas semanas um pacote para estimular as exportações

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, confirmou que o governo lançará nas próximas semanas um pacote para estimular as exportações. O ministro fez críticas à China, que mantém sua moeda artificialmente desvalorizada, e não descartou adotar medidas para coibir abusos no câmbio. "Essa é uma preocupação que nós temos e tomaremos medidas também para coibir os abusos que venham em função do câmbio", disse ele, sem detalhar quais seriam essas ações.

Ao falar sobre a possibilidade de devolução de créditos tributários aos exportadores, Mantega declarou que essa também é uma medida em estudo pelo governo. "Estamos estudando a devolução de crédito, o que não é muito fácil porque custa dinheiro para o governo", disse ele, citando ainda a criação de um Eximbank, de um fundo garantidor de crédito para exportação e a redução de tributos que tenham impacto direto no custo do produto brasileiro a ser exportado.

Na avaliação do ministro, é preciso elevar a competitividade das exportações brasileiras, uma vez que a maior parte dos países não está crescendo. "Tem gente desesperada baixando preço para vender a qualquer custo", disse ele, referindo-se a competidores internacionais.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.