Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Mantega eleva para 5,5% previsão de crescimento do Brasil em 2008

Rio de Janeiro, 10 set (EFE) - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, elevou hoje sua previsão do crescimento da economia do país para este ano para entre 5,0% e 5,5%, após o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgar que o Brasil se expandiu 6,0% no primeiro semestre frente ao mesmo período de 2007. Segundo o organismo, o crescimento no segundo trimestre foi de 6,1% frente ao mesmo período de 2007 e de 1,6% em relação ao primeiro trimestre de 2008. Foi um resultado muito bom, especialmente o crescimento de 6,1% no segundo trimestre. Isso significa que a economia deve terminar o ano com um crescimento de entre 5,0% e 5,5%, portanto, um pouco maior do que o que estávamos prevendo, disse Mantega em declarações a jornalistas.

EFE |

Até agora, a previsão tanto do Banco Central (BC) quanto dos economistas privados era de que o PIB aumentaria 4,8% este ano, abaixo dos 5,4% de 2007.

Segundo o ministro, a elevação da taxa de juros promovida pelo Banco Central nos últimos meses para combater a inflação ainda não teve impacto na economia, mas poderá ter no segundo semestre.

Ele disse que esse impacto reduzirá ligeiramente o ritmo de crescimento, mas não impedirá que o país se expanda acima de 5,0%.

Mantega acrescentou que, após ter subido nos primeiros meses do ano, o índice de inflação está se desacelerando, pelo que também não se espera que o aumento dos preços afete o crescimento.

O ministro afirmou que o crescimento de 16,2% dos investimentos no segundo trimestre frente ao mesmo período de 2007, quase três vezes acima do crescimento econômico (6,1%), é outro fator que demonstra a qualidade da atual expansão econômica.

Além disso, o menor ritmo de crescimento da indústria (5,7% no segundo trimestre, frente a 7,0% no primeiro) e o aumento dos estoques mostra que a capacidade instalada está sendo suficiente, por enquanto, para atender à demanda. EFE cm/db

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG