Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Mantega diz que pode usar FGTS para financiar construção civil

BRASILIA (Reuters) - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta terça-feira que o governo poderá usar recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para criar uma linha de financiamento para o setor de construção civil. Mantega reiterou que a idéia é injetar de 3 a 4 bilhões de reais no setor para dar capital de giro às empresas, que têm sofrido com a contenção de crédito no mercado.

Reuters |

Em depoimento à Câmara dos Deputados, Mantega afirmou que a implementação da medida poderá exigir mudanças na legislação.

"Nós poderemos precisar da ajuda dos senhores", disse ele aos parlamentares, sem dar detalhes. "Não se prevêem subsídios, não é nada disso. Mas o governo tem a obrigação de oferecer liquidez."

O ministro da Fazenda afirmou ainda que o Congresso também poderá contribuir para criar novas regras para evitar que empresas assumam riscos excessivos com aplicações em operações com derivativos.

"Acho que talvez dê para a gente aperfeiçoar a legislação para a gente não ser pego de surpresa em uma próxima ocasião", afirmou.

Mantega reafirmou que o governo não tem uma estimativa do volume de perdas que as empresas podem ter sofrido com esse tipo de operação como resultado da desvalorização recente do câmbio.

(Por Isabel Versiani)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG