Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Mantega diz que fusão de Itaú e Unibanco fortalece sistema financeiro

BRASÍLIA - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que a fusão do Itaú com o Unibanco cria uma das maiores instituições financeiras do mundo, e que a concentração bancária resultante da operação fortalece o sistema financeiro nacional. Ele comentou ainda que o Banco do Brasil perde a liderança de mercado apenas momentaneamente, pois o banco estatal terá chances de correr atrás e se refazer.

Valor Online |

Para o ministro, um movimento como a fusão anunciada hoje é natural, principalmente em momentos de turbulência como o da crise financeira atual, em que as instituições procuram se fortalecer.

"É um fato importante porque solidifica os dois bancos", afirmou ele. "São instituições financeiras fortes, conhecidas, tradicionais que ganham um poderio financeiro maior", continuou o ministro. disse. "Como são dois bancos importantes para a economia, é um fato importante que eles se unam e continuem cumprindo o papel de liberar crédito", prosseguiu Mantega.

O ministro admitiu que a a fusão gera maior concentração. "O cenário vai mudar pouco ou não muito, porque já é um setor concentrado no Brasil", avaliou, explicando ainda que o país continuará a ter 10 a 15 bancos relevantes, e outros menores.

Sobre a posição do Banco do Brasil (BB), controlado pela União, e que há tempos lidera o sistema bancário doméstico, Mantega comentou que a instituição não deve perder o primeiro lugar de braços cruzados: "Nada como um dia após o outro. O Banco do Brasil terá a chance de correr atrás e se refazer", afirmou.

Porém, segundo o ministro o mais importante é que o BB siga entre as maiores instituições financeiras do país e cumpra o seu papel, como na crise atual, "de dar mais liquidez" ao sistema do que o usual. "Se é o primeiro, o segundo, o terceiro, não é tão relevante", disse. "O mais relevante é que ele vai continuar crescendo", disse Mantega sobre o banco federal.

(Azelma Rodrigues | Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG