Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Mantega diz que Brasil é país com melhor desempenho em inflação

BRASÍLIA - A inflação mundial em 2008 será mais elevada, crescendo 50% em relação a 2007, mas o Brasil é o único país com meta de inflação que está dentro das margens da meta, pois todos os outros extravasaram, afirmou nesta quarta-feira o ministro da Fazenda, Guido Mantega. A partir de agora, até 2009, e daí em diante, a inflação começa uma trajetória descendente, reiterou.

Valor Online |

Mantega reafirmou que os preços das commodities alimentares e do petróleo estão revertendo a trajetória de alta, e que o pior da inflação já passou. E que, apesar de não ter escapado da aceleração global dos preços em 2008, o Brasil é o país que está tendo melhor desempenho inflacionário.

Após participar de reunião fechada do Fórum da Indústria, o ministro disse ter feito uma avaliação da atual conjuntura econômica aos empresários representantes de 29 associações classistas, na Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Ele disse ter explicado que o governo tem tomado as medidas necessárias para não deixar que a inflação se alastre e para desaquecer um pouco a economia brasileira, como o aumento do superávit primário e a criação do Fundo Soberano na área fiscal.

Ao mencionar que os preços estão em desaceleração, o ministro foi questionado se, por conseqüência, ele acredita que a taxa de juro já pode parar de subir. Mantega, entretanto, não respondeu à questão de forma direta.

"O objetivo, porém, é dar a dose certa do remédio", afirmou. "Se der uma dose excessiva, mata o paciente. Se der uma dose inferior, você não cura a doença", declarou. "Então, temos que dar a dose precisa para enfrentar a doença, mas manter o crescimento sustentado, que é o objetivo de todos."

Mantega também não respondeu se esse era um recado direto ao Banco Central (BC). Convidado a dar detalhes sobre o Fundo Soberano aos empresários, o ministro nada falou sobre o assunto ao deixar a reunião da CNI.

Leia tudo sobre: mantega

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG