Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Mais que uma off-road de butique

Na terceira geração, a perua sueca Volvo XC70, que já está à venda no País, mudou bastante. Mas mostra que, embora com preço salgado, de R$ 198 mil, continua sendo interessante, além de ter a honra de ser uma das precursora da onda dos carros de passeio com apelo fora-de-estrada.

Agência Estado |

O visual reformulado segue as alterações feitas em outros modelos da marca, como o sedã S40 e a perua V50. A dianteira e as enormes lanternas traseiras, que remetem ao hatch C30, não são as únicas mudanças. O chassi agora é baseado no do três-volumes S80.

E o motor, que antes era um cinco-cilindros em linha, 2.5 turbo, foi trocado por um V6 3.2. Maior, esse propulsor também é mais potente. Produz 238 cavalos, ante 210 cv do anterior. Com ele, há fôlego mais que suficiente para mover os 1.742 kg da XC70. Segundo informações da Volvo, ela acelera de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos e atinge 215 km/h.

O câmbio automático Geartronic ajuda muito no rendimento. São seis marchas, que podem ser trocadas manualmente. E graças à tração integral permanente e ao DSTC (sigla para o controle dinâmico de tração e estabilidade), a perua está sempre na mão.

Prejudicado pela suspensão mais alta e dura, o rodar não é tão confortável como se poderia esperar de um carro dessa categoria. Ao menos ela encara com tranqüilidade a buraqueira paulistana.

Para desafios na terra, a XC70 conta com um sistema novo em veículos da fabricante, o HDC (controle de descida). Ele utiliza os freios e o torque do motor para segurar o carro sozinho em descidas muito íngremes.

O interior da XC70 é um lugar muito agradável de se estar. Com materiais refinados, o acabamento é um dos pontos altos, igualado pelo nível de equipamentos.

O belo console central "flutuante" mistura as duas qualidades, com a superfície de metal escovado e o teclado alfanumérico que pode "clonar" o celular que estiver conectado ao carro por meio da tecnologia Bluetooth.

Segurança

Sendo um Volvo, a XC70 é repleta de itens voltados para a segurança. No interior são seis air bags e cintos com pré-tensionadores. Por fora, destaque para o conceito utilizado na parte frontal da carroceria. Para reduzir os ferimentos a pedestres em caso de atropelamento, os cantos são arredondados e há materiais menos duros, como o alumínio do capô e o policarbonato da lente dos faróis.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG