Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Maioria da Bolsas asiáticas sobe com queda de petróleo

Os mercados da Ásia se recuperaram do fraco resultado registrado na sexta-feira, impulsionados principalmente pelo bom desempenho de Wall Street e pela perspectiva de Pequim lançar um plano econômico para estimular os mercados chineses. As Bolsas regionais foram ainda influenciadas pela queda dos preços do petróleo e de outras commodities.

Agência Estado |

Nas Filipinas, a Bolsa de Manila esteve fechada por ser feriado. As renovadas esperanças de que o governo chinês irá apresentar, em breve, medidas para estimular os mercados financeiros fizeram a Bolsa de Hong Kong atingir seu melhor resultado em cinco meses. O índice Hang Seng subiu 712,73 pontos, ou 3,5%, e terminou aos 21.104,79 pontos.

Na China, a forte queda do petróleo estimulou as ações das empresas refinadoras, o que ajudou a Bolsa de Xangai a fechar em ligeira alta. O índice Xangai Composto subiu 0,3% e encerrou aos 2.413,37 pontos. Já o Shenzhen Composto perdeu 0,5% e terminou aos 673,45 pontos. Yuan - O fortalecimento do dólar nos principais mercados internacionais e a alta na taxa de paridade central dólar-yuan fizeram a moeda chinesa se desvalorizar em relação à unidade norte-americana no final do pregão. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,8481 yuans, de 6,8333 yuans sexta-feira. A taxa de paridade central foi fixada em 6,8397 yuans, ante 6,8357 yuans sexta-feira.

A Bolsa de Taipé, em Taiwan, fechou em alta, influenciada pelos mercados dos EUA e por expectativas de demanda nas Bolsas da China. O índice Taiwan Weighted subiu 1,7% e encerrou aos 7.030,72 pontos. Após cinco pregões consecutivos de baixa, o mercado da Coréia do Sul se recuperou. O índice Kospi, da Bolsa de Seul, ganhou 0,4% e terminou aos 1.502,11 pontos. Os sólidos ganhos em Wall Street alavancaram o mercado australiano para a maior alta em sete dias. O índice S&P/ASX 200, da Bolsa de Sydney, ganhou 1,7% e encerrou aos 5.014,9 pontos. A Bolsa de Cingapura teve alta movida pelo interesse dos investidores em papéis do setor de transporte aéreo e naval, devido à baixa dos preços do petróleo. O índice Straits Times subiu 0,4% e fechou aos 2.733,45 pontos.

A recuperação dos papéis de bancos levou o mercado indonésio a encerrar em alta. O índice composto da Bolsa de Jacarta subiu 0,3% e fechou aos 2.127,22 pontos. Na Tailândia, as preocupações com a situação política local continuam a afetar o ânimos dos investidores. O índice SET da Bolsa de Bangcoc recuou 0,3% e fechou aos 678,20 pontos. O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, cedeu 0,6% e fechou aos 1.078,73 pontos, devido a perdas em papéis de companhias agrícolas por conta da queda dos preços do petróleo e dos futuros do óleo de palma cru. As informações são da Dow Jones

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG