Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Maior banco da França tem lucro 55,6% inferior no 3º trimestre

Paris, 5 nov (EFE).- O lucro do BNP Paribas, maior banco da França, caiu 55,6% no terceiro trimestre deste ano em relação a 2007, ficando em 901 milhões de euros, informou, em comunicado, a instituição, que atribuiu a queda à crise financeira e suas turbulências sem precedentes no mercado.

EFE |

O BNP Paribas sofreu uma redução de receita de 507 milhões de euros entre julho e setembro, contra uma redução de 230 milhões de euros constatada no terceiro trimestre do ano passado.

A receita bruta do banco francês caiu 1% em relação ao terceiro trimestre de 2007, ficando em 7,614 bilhões de euros.

O outro elemento que ilustra o peso da crise é a elevação do custo do risco, que pulou de 115 milhões de euros, entre julho e setembro de 2007, para 1,194 bilhões de euros nesses mesmos três meses deste ano.

As razões dessa escalada do custo do risco são, sobretudo, a passagem à qualificação de "duvidosos" das seguradoras conhecidas como "monolines" (vinculadas aos créditos de alto risco do setor imobiliário nos Estados Unidos), à quebra de Lehman Brothers e aos bancos islandeses.

O BNP Paribas teve um resultado bruto de exploração (Ebitda) de 2,979 bilhões de euros no terceiro trimestre, 2,2%a menos do que no mesmo período do ano passado exercício.

Nos nove primeiros meses deste ano, o resultado líquido ficou em 4,387 bilhões de euros, uma queda de 35,6% comparada ao período equivalente de 2007.

Isso deixa a rentabilidade anualizada dos capitais próprios, descontados os impostos, em 13,1%.

O banco francês destacou que a compra de atividades na Bélgica e Luxemburgo de Fortis -entidade salva da quebra pelos Governos desses dois países e da Holanda- farão do BNP Paribas o primeiro banco da zona do euro no negócio dos depósitos e, além disso, servirá para aumentar seus fundos próprios sem que se produza uma dissolução. EFE ac/jp

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG