Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Lula quer discutir com Lugo questão de Itaipu

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está disposto a discutir com o presidente eleito do Paraguai, Fernando Lugo, a questão da hidrelétrica de Itaipu, construída entre os dois países sobre o rio Paraná, revelou nesta quinta-feira, em Assunção, Marco Aurélio Garcia.

AFP |

"O presidente já disse a Lugo que está disposto a discutir" sobre a hidrelétrica de Itaipu, destacou o assessor de Lula para assuntos internacionais, após se reunir com o presidente Nicanor Duarte, que entregará o cargo a Lugo no próximo dia 15 de agosto.

"Vamos ouvir e, obviamente, pela importância destas questões, isto terá que fazer parte de um diálogo (...) entre os dois chanceleres e os dois presidentes, e entre os técnicos designados pelos dois governos", destacou Marco Aurélio Garcia.

Lugo fez da questão de Itaipu um dos principais pontos de sua campanha à presidência.

A eleição de Lugo, líder de uma coalizão de esquerda, acabou com 61 anos de poder contínuo do partido Colorado.

Marco Aurélio Garcia estimou que as conversações sobre Itaipu serão "complexas", já que envolverão a renegociação de um tratado firmado em 1973 pelos ditadores Alfredo Stroessner e Emílio Garrastazu Médici.

Lugo quer que o Brasil pague cerca de 2 bilhões de dólares anuais pela energia que compra do Paraguai em Itaipu. Atualmente, esta conta é de 300 milhões de dólares.

Marco Aurélio Garcia se encontrará com Lugo na sexta-feira.

hro/LR

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG