Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Lula pedirá explicações ao G8 sobre crise alimentar e energética mundial

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, disse nesta terça-feira que pedirá explicações ao Grupo dos Oito (G8) países mais industrializados sobre sua responsabilidade nos problemas de inflação generalizada e no aumento dos combustíveis e dos alimentos.

AFP |

"Por culpa dos outros não podemos voltar atrás naquilo que conquistamos nos últimos oito anos em nossos países", disse Lula em seu discurso na reunião de cúpula do Mercosul realizada em Tucumán, 1.300 km ao norte de Buenos Aires.

Lula criticou o fato de organismos financeiros internacionais não terem pedido contas aos responsáveis pela crise do crédito imobiliário nos Estados Unidos, que teve conseqüências imediatas para os bancos europeus que ainda não foram avaliadas com precisão.

"Há muita coincidência com a crise imobiliária dos Estados Unidos que envolveu muitos bancos europeus que não assumiram suas responsabilidades. Parece que ninguém saiu prejudicado. O Banco Central Europeu nem o Fundo Monetário Internacional nõ podem se meter a dar opiniões", disse Lula.

"Eles nunca sabem nada de quanto perderam os bancos. Se fosse um país da América do Sul, haveria centenas de opiniões e exigências de medidas em nossos países que já sabemos em que terminam. Em recessão e desemprego", disse.

Lula disse que dará especial destaque a esse tema quando participar como convidado da reunião do G8, no dia 7 de julho, no Japão.

"Vou ao Japão dizer algumas das coisas que disse aqui para ver se lá há alguém que discuta o que deve ser discutido", afirmou.

O presidente brasileiro disse que o Brasil vive um momento econômico "milagroso" que aumentou a "auto-estima" dos brasileiros e ressaltou que situações semelhantes estão sendo vividas por outros países latino-americanos. "Não podemos regredir por causa de crises dos outros", afirmou.

gm/dm/sd

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG