Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Lula: juros precisam ser adequados a momento histórico

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva avaliou que o Brasil vive um momento extraordinário, mas tem situação bem melhor do que a maioria dos países em desenvolvimento. Para enfrentar esse cenário, ele acredita que é preciso que os juros sejam adequados ao momento histórico que vive o Brasil.

Agência Estado |

Lula falou com a imprensa após visitar o vice-presidente, José Alencar, no hospital Sírio-Libanês. Bem-humorado, ele comentou que Alencar já está acordando. "Quando ele puder falar, a primeira coisa que vai dizer é que é preciso reduzir a taxa de juros", brincou. Entretanto, evitou citar sua posição sobre a Selic, limitando-se a comentar que ela deve estar num nível adequado ao momento.

O presidente ressaltou a situação do crédito, que, em sua visão, ainda não voltou à normalidade. "Ainda precisamos ajustar o crédito nos bancos públicos e privados", defendeu. "Só assim a roda da economia vai girar." Ele chamou atenção para a necessidade de a economia voltar a produzir e os consumidores a comprar para que empregos sejam criados.

Lula comentou a liberação de R$ 100 bilhões para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e negou que os recursos serão utilizados como empréstimo para ajudar empresas em dificuldade frente à crise. "Não estamos colocando dinheiro para salvar empresas, estamos colocando dinheiro para investimentos." Ele destacou também o anúncio de planos de investimentos da Petrobras de US$ 174,4 bilhões, que, segundo ele, vão ajudar na criação de empregos.

Orçamento

O presidente comentou o anúncio de que o governo optou por adiar a decisão sobre contingenciamento de verbas do Orçamento da União. "Vamos tratar o Orçamento com responsabilidade", disse. Mas ressaltou que os investimentos previstos no Orçamento serão mantidos. "Vamos tentar cortar o que der em custeio, e não em investimentos", frisou. "Vamos gastar o que podemos."

Leia tudo sobre: lula

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG