Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Lula inaugura Fórum Econômico Brasil-Argentina em Buenos Aires

O presidente brasileiro, Luis Inácio Lula da Silva, inaugurou nesta segunda-feira em Buenos Aires, ao lado de sua colega argentina, Cristina Kirchner, um fórum econômico destinado a reforçar as relações entre os dois países.

AFP |

 

Esta reunião, na qual participam cerca de 260 empresários brasileiros, acontece após os atritos entre os dois países, membros do Mercosul, durante as negociações da Rodada de Doha para a liberalização mundial do comércio da OMC (Organização Mundial do Comércio), em Genebra. Na ocasião, o Brasil havia aceitado uma grande abertura de seus mercados industriais, para decepção da Argentina, que é totalmente contra a proposta.

"Não temos posição comum na OMC, mas poderíamos ter tentado um pouco mais encontrar uma", lamentou sexta-feira o secretário argentino das Relações econômicas internacionais, Alfredo Chiaradia.

Os presidentes brasileiro e argentino, que jantaram juntos na noite de domingo, abriram nesta segunda-feira o fórum econômico, o mais importante entre os dois países, segundo o presidente Lula.

"As empresas brasileiras apostam muito forte na Argentina", declarou o presidente brasileiro, aos empresários dos dois países, entre eles representantes de Petrobras, Camargo Correa, Embraer e membros da FIESP.

"O Brasil e a Argentina estão diante de uma oportunidade que nós não podemos perder, e sei que não vamos desperdiçá-la", declarou Cristina Kirchner.

O Brasil é o primeiro parceiro econômico da Argentina e terceiro investidor nesse país. As exportações argentinas ao país vizinho representaram 19% do total (56 bilhões de dólares), em 2007, enquanto o Brasil representou 32% das importações argentinas (42,5 bilhões de dólares) no mesmo ano.

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, deve encontrar seus colegas brasileiro e argentino para uma reunião no Palácio San Martín na tarde de hoje.

Leia mais sobre Argentina

Leia tudo sobre: argentina

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG