Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Lula define diretriz para pré-sal e diz que Petrobras será fortalecida

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer que o modelo de exploração da camada pré-sal, ainda em discussão dentro do governo, transforme o Brasil num grande exportador de derivados e não de petróleo cru. Defendida em seu pronunciamento de comemoração ao Dia da Independência, a ênfase na agregação de valor ao produto das novas jazidas é, segundo ele, a primeira diretriz para definição do modelo.

Valor Online |

Uma comissão de ministros está estudando a melhor forma de exploração do pré-sal. Dei a ela algumas diretrizes. Primeira: o Brasil não quer ser um mero exportador de óleo cru. Ao contrário, queremos agregar valor ao petróleo aqui dentro, exportando derivados, que valem mais. Vamos aproveitar a riqueza do petróleo, que Deus nos deu, para produzir mais riqueza ainda com nosso trabalho , afirmou Lula, em cadeia nacional de rádio e televisão que foi ao ar às 20h deste 7 de setembro.

O presidente deixou claro que, nesse processo, a Petrobras será fortalecida. Vamos reforçar a Petrobras , afirmou, prometendo constituir uma poderosa e sofisticada indústria petrolífera, consolidar o renascimento da indústria naval (que ganha com a maior demanda da estatal por serviços de transporte) e acelerar o desenvolvimento tecnológico da nossa petroquímica . Ele disse, ainda, que nos próximos anos serão construídas cinco novas refinarias, dezenas de plataformas e centenas de navios.

O pronunciamento de Lula vem depois que rumores sobre a criação de uma nova estatal petrolífera (que, diferente da atual, não teria participação privada) geraram incertezas sobre o futuro e o papel da Petrobras na exploração do pré-sal. Em outra sinalização de que a companhia terá papel relevante no modelo a ser definido, o presidente disse, ainda, que a exploração das jazidas será mais um desafio tecnológico que esta empresa irá vencer . Além de prometer reforçá-la, ele elogiou a Petrobras, definindo-a como maior símbolo da criatividade e competência dos brasileiros .

A segunda diretriz estabelecida por Lula sobre o tema diz respeito ao uso do dinheiro que a União ganhará com a exploração das novas reservas. Não vamos nos deslumbrar e sair por aí gastando o que ainda não temos ou torrando dinheiro em bobagens. O pré-sal é um passaporte para o futuro. Sua principal destinação, repito, deve ser a educação das novas gerações e o combate à pobreza. Vamos investir esses recursos naquilo que temos de mais precioso e promissor: nossos filhos e nossos netos , disse.

O tema ocupou todo o pronunciamento presidencial. Feliz é o povo que, no dia da sua Independência, pode olhar com orgulho para o passado e esperança para o futuro , afirmou Lula logo em sua primeira frase, já introduzindo o assunto. Mais adiante, ele ressaltou que a descoberta de novas reservas de petróleo melhoram as esperanças de desenvolvimento social e econômico do país porque o governo vai canalizar os recursos, prioritariamente, para a educação e erradicação da pobreza. Agindo dessa forma, estaremos dando um dos mais vigorosos passos da história para diminuir a pobreza no Brasil .

Pela manhã, o presidente participou das comemorações da Independência em Brasília, tendo como convidada de honra, na tenda de autoridades que assistiu ao desfile, a presidente da Argentina, Cristina Kirchner. No desfile, intitulado Valores do Brasil , a Petrobras e o potencial de exploração de petróleo também mereceram citação. Portando alegorias e vestes em alusão ao tema, jovens atendidos pelo projeto Jovem Cidadão, bancado pela estatal, desfilaram entre militares e estudantes de escolas públicas do Distrito Federal.

(Mônica Izaguirre e Juliano Basile | Valor Econômico)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG