Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Lula defende debate para evitar desemprego

BRASÍLIA - O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre, informou nesta quarta-feira após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva que o setor irá realizar um seminário entre trabalhadores, empresários e prefeitos da região para discutir metas de produção e de emprego. Segundo o sindicalista, Lula elogiou a iniciativa do setor.

Carollina Andrade - Último Segundo/Santafé Idéias |

 

Neste momento, nós achamos que é importante reunir os atores da região (prefeitos, empresários e principais sindicatos) para discutir os impactos da crise. O caminho na nossa visão é primeiro traçar um debate para saber de fato qual é o impacto dela [crise] que ninguém sabe ainda. O presidente Lula acha que a ideia do seminário na região do ABC é importante. Deu apoio à iniciativa e disse que o governo irá participar do evento, acrescentou o sindicalista.

Durante a reunião, Nobre apresentou ao presidente Lula dados recentes sobre o desempenho do setor automotivo e propostas para reaquecer a produção e as vendas de veículos, a fim de garantir a manutenção do nível de emprego.

Eu apresentei para o presidente um diagnóstico da situação da categoria dos metalúrgicos do ABC e a nossa preocupação com as demissões e com os rumos que este debate está tomando no Brasil. Estamos vindo de cinco anos de crescimento econômico, portanto é prematuro esta discussão de redução de jornada de trabalho e salário.

Na avaliação de Nobre, a flexibilidade de redução de jornada com redução de salário não é eficaz. Reduzir não é eficaz além de ser recessivo. Momento de crise você tem que tomar medidas expansivas e não recessivas. Ta muito barato demitir no Brasil na minha avaliação. Por que as empresas não esperam três meses para poder avaliar qual o impacto da crise? Porque ela pode demitir agora e daqui três meses ela contrata com um salário menor, completou.

Leia também:

 

Leia mais sobre emprego

Leia tudo sobre: emprego

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG