O secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Roberto Pinto Martins, informou há pouco que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá editar nas próximas semanas um decreto de convocação da 1ª Conferência Nacional de Comunicações, a se realizar no fim do ano. Martins participou, há pouco, da abertura do seminário Políticas de Telecomunicações, representando o ministro das Comunicações, Hélio Costa.

Segundo o secretário, a conferência nacional será precedida de reuniões estaduais ao longo do ano. "Nossa expectativa é de que a sociedade participe ativamente desse processo", disse Martins, explicando que a conferência tem o objetivo de traçar políticas públicas para orientar o setor nos próximos anos.

O secretário informou que o Ministério das Comunicações contribuirá para essa discussão com informações registradas durante todo o ano passado em consultas públicas sobre políticas para o setor, que envolveram temas como a competição e a universalização dos serviços de telecomunicações, além de políticas tecnológicas e industriais.

Martins informou também que o ministério prepara um plano de massificação da banda larga. O secretário disse acreditar que 2009 será um ano de grande expansão da TV digital. Previu que, até dezembro, todas as capitais e as maiores cidades já contarão com o novo sistema. Informou ainda que o governo trabalha para baratear o custo dos televisores e conversores de TV digital e espera que, em 2010, ano de Copa do Mundo de Futebol, o novo sistema esteja consolidado no País.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.