Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Lula confia em recuperação econômica mundial após posse de Obama

Brasília, 15 dez (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou hoje sua confiança em que a economia mundial começará a recuperar sua normalidade uma vez que se supere o vazio de poder nos Estados Unidos, entre o fim do mandato de George W.

EFE |

Bush e a posse de Barack Obama.

"Nos Estados Unidos temos um problema, que é o vazio de poder, na medida em que o presidente (Barack) Obama só tomará posse em 20 de janeiro", disse Lula em seu programa de rádio semanal.

O presidente manifestou sua esperança de que "uma vez que (Obama) assuma, tome todas as medidas necessárias para incentivar o setor produtivo americano e para que a economia volte, dentro em pouco tempo, a funcionar normalmente".

Lula afirmou que "uma coisa é segura: a economia mundial nunca será a mesma".

Na sua opinião, "o sistema financeiro vai ter certo controle, porque não é possível que a roleta financeira se apodere da economia mundial e que, quando quebrar, os trabalhadores paguem".

Em relação ao Brasil, Lula reiterou seu otimismo e insistiu em que o país "sairá vitorioso" da crise, embora tenha admitido que há problemas de crédito - que, segundo ele, o Governo enfrenta com medidas firmes.

Segundo Lula, "20% ou 30% do crédito que entrava no Brasil era de empresas que obtinham empréstimos no exterior".

O presidente lembrou que, nos últimos dois meses, o Governo adotou diferentes medidas de apoio aos setores financeiro e produtivo, sobretudo com a intenção de manter os níveis de consumo.

"Trabalhamos com a idéia que a economia brasileira é uma roda que não pode parar, porque se o povo compra, a indústria produz e o comércio vende, se mantêm os postos de trabalho", sustentou Lula.

EFE ed/jp

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG