Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Lula: Brasil não vai copiar modelo norueguês do pré-sal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que o Brasil não irá copiar o modelo norueguês para a exploração do petróleo na camada pré-sal. Na Noruega, as empresas estrangeiras pagam 78% de impostos e não reclamam.

Agência Estado |

No Brasil, é preciso ter noção clara para não mudar as regras do jogo", afirmou o presidente em rápida entrevista no Itamaraty.

Lula deixou claro que o esboço do marco regulatório sobre a exploração de petróleo na camada pré-sal deve ser apresentado pelo Ministério de Minas e Energia até o dia 5 de outubro para que o governo possa discutir e definir a relação entre as empresas petroleiras e os projetos de exploração.

Ao lado de Lula, o primeiro-ministro da Noruega, Jens Stoltenberg, falou que o governo norueguês tem o maior interesse em ver as empresas norueguesas trabalhando juntas na exploração do pré-sal. "A Noruega e Brasil são líderes mundiais na produção de petróleo e gás e têm uma tecnologia avançada para a exploração em águas profundas", afirmou.

Stoltenberg disse que espera que a receita de pré-sal seja usada em benefício do povo, assim como é feita na Noruega. Segundo ele, é preciso encontrar um equilíbrio entre participação estrangeira e a estatal no projeto. Disse ainda que a Noruega poderia colaborar com o Brasil na montagem do seu modelo de fundo.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG