O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou hoje que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou estudos para a concessão à iniciativa privada dos aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro, e Viracopos, em Campinas (interior de SP). Estamos analisando o problema.

O presidente pediu para examinar a conveniência da concessão do Galeão e Viracopos", declarou. O ministro, no entanto, não especificou o formato da concessão.

Disse que "é uma possibilidade" o formato da concessão ser definido a exemplo do que foi utilizado para as rodovias, com prazo de 20 anos. "Mas tem de ver a formatação e é isso que vamos discutir ainda", afirmou. Jobim disse que os estudos para a concessão dos dois aeroportos ainda estão em fase preliminar. Segundo ele, o assunto vai ser estudado com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). "Uma coisa parece certa: será uma concessão da União ao setor privado", afirmou ele, deixando claro que o processo de concessão será feito pela área federal e não pelo governo do Estado.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.