Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Lula anuncia reunião com Kirchner e Chávez para examinar Rodada de Doha

O presidente brasileiro Luiz Inacio Lula da Silva anunciou nesta terça-feira em Tucumán (norte argentino) que em duas semanas se reunirá com Cristina Kirchner (Argentina) e Hugo Chávez (Venezuela) para discutir sobre a Rodada de Doha de liberalização do comércio mundial.

AFP |

O encontro seria no dia 14 de julho, uma semana antes de representantes de 30 países se reunirem em Genebra na Organização Mundial de Comércio (OMC) numa tentativa de conseguir um acordo sobre essas negociações, em impasse há mais de 7 anos.

Lula, Kirchner e Chávez se encontraram na tarde de hoje depois da cúpula do Mercosul, acertando uma nova reunião para harmonizar posições a serem defendidas na OMC.

O Brasil é protagonista ativo nas negociações da OMC, nas quais países ricos e pobres enfrentam o proteccionismo agrícola e a abertura de mercados de bens e serviços.

Os chanceleres e ministros da Fazenda do Mercosul reiteraram na segunda-feira em Tucumán suas objeções ao protecionismo agrícola dos países mais industrializados que, a seu ver, gera situações de injustiça comercial e pobreza social.

Os Estados Unidos e a União Européia exigem por sua vez que os países pobres levantem as barreiras que protegem seus setores industriais e de serviços.

Leia mais sobre Rodada Doha

Leia tudo sobre: rodada doha

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG