Tamanho do texto

Após a cerimônia de posse do novo ministro da Cultura, Juca Ferreira, realizada hoje no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reiterou que não há ainda uma definição de modelo para exploração do petróleo da camada pré-sal. Questionado se haverá espaço para dividir para todos que reivindicam recursos oriundos do pré-sal, o presidente Lula respondeu: O pré-sal é propriedade de 190 milhões de brasileiros, portanto, vamos fazer com que essa riqueza oriunda da natureza possa favorecer não apenas o conjunto da sociedade brasileira, mas, entre ela, as pessoas mais pobres.

Segundo o presidente, "a reserva é imensa, tem um potencial extraordinário, mas é preciso deixar fazer todas as pesquisas que têm que ser feitas até que comecemos a explorá-la". Em entrevista, o presidente lembrou que no dia 2 de setembro estará no Espírito Santo participando da exploração dos primeiros barris de petróleo de uma camada pré-sal.

"Eu acho que temos que trabalhar com muito carinho sobre o que vamos fazer com o resultado deste petróleo para que o Brasil saia ganhando como um todo". Depois de dizer que o modelo está sendo construído por um grupo interministerial, o presidente afirmou que pretende, em seguida, abrir um debate sobre o tema com a sociedade.

"Pretendo abrir este debate com a sociedade porque o petróleo não é meu. Eu tenho mais dois anos e quatro meses de mandato. E o petróleo, eu espero que por muito tempo seja do Brasil", declarou o presidente, acrescentando que é importante envolver a sociedade neste debate para que ela diga o que é para ser feito com este petróleo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.