Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Lula afirma que Cúpula do G20 foi histórica

Washington, 15 nov (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que a Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do Grupo dos Vinte (G20, que reúne os países mais ricos e os principais emergentes) realizada em Washington foi histórica e representa uma mudança no panorama político mundial.

EFE |

"Apenas posso dizer que o dia de hoje é histórico", declarou Lula em breves declarações após a Cúpula do G20 para iniciar o processo de reforma do sistema financeiro mundial.

"Saio daqui com a certeza de que a geografia política do mundo ganhou uma nova dimensão", afirmou o presidente brasileiro antes de se reunir com seu colega chinês, Hu Jintao.

O Brasil reivindicou durante anos uma maior influência dos países em desenvolvimento nos fóruns e instituições internacionais, assim como sua entrada no G8, formado pelos países mais ricos.

Lula disse que a importância obtida pelo G20 não representa o fim do G8, mas este grupo ficará como "um clube de amigos".

O presidente brasileiro afirmou que há seis meses nunca teria imaginado que o G20 ia ser o grupo escolhido "para definir de forma coletiva a reforma da economia mundial".

Os participantes do encontro convocaram outra reunião para antes do dia 30 de abril, o que o Brasil interpretou como uma consolidação do grupo como o fórum no qual será decidido o futuro do sistema financeiro mundial. EFE cma/fal

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG