Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Lufthansa cancela 70 vôos na Europa por greve de trabalhadores

Frankfurt (Alemanha), 29 jul (EFE).- A companhia aérea alemã Lufthansa cancelou hoje 70 vôos na Europa devido ao segundo dia de greve de pessoal de terra e cabine que impediu a manutenção de alguns aviões.

EFE |

O cancelamento destes vôos representa 3% de todas as conexões aéreas, segundo a Lufthansa.

O sindicato do setor de serviços alemão Ver.di, que convocou esta greve por tempo indeterminado, disse que cinco mil empregados da Lufthansa aderiram ao segundo dia de greve nos aeroportos de Frankfurt, Hamburgo e Berlim.

Na segunda-feira, a ação de protesto quase não ocasionou grandes problemas nos vôos.

Para fazer frente à greve, a Lufthansa iniciou um plano de emergência que consiste em contratar serviços externos, tanto para o "catering" (serviço de alimentação) quanto para a manutenção dos aviões.

O sindicato Ver.di convocou a greve para os empregados de terra e cabine, incluindo os de manutenção e "catering".

As negociações salariais fracassaram na semana passada quando o sindicato rejeitou uma oferta de um aumento salarial de 6,7% em quase dois anos, além de um pagamento extraordinário único, o que se traduziria em um aumento anual de 3,35% .

O sindicato exigia para os cerca de 50 mil empregados de cabine e terra um aumento de 9,8% e um convênio com vigência de um ano.

Além disso, o Ver.diz prevê que os efeitos da greve serão mais sentidos nos próximos dias.

O chefe de comunicação da Lufthansa, Klaus Walther, pediu ao sindicato que volte à mesa de negociações, em declarações à rede de televisão "n-tv".

Esta greve generalizada e por tempo indeterminado agrava a situação da companhia, que, na semana passada, sofreu com a greve de pilotos de suas filiais Cityline e Eurowings.

A Lufthansa viu-se obrigada a anular na terça e na quarta-feira mais de 900 vôos devido à greve de 36 horas dos pilotos de suas filiais, mobilização que afetou cerca de 30 mil passageiros.

aia/ab/db

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG