Tamanho do texto

SÃO PAULO - A Net Serviços de Comunicação registrou queda de 10% no ganho líquido do segundo trimestre. Foram R$ 28 milhões embolsados de abril e junho desse ano contra os R$ 31 milhões obtidos em igual período do ano passado.

A operadora do chamado triple play (TV, banda larga e telefonia) teve receita líquida de R$ 891 milhões no trimestre, crescimento de 27% no comparativo anual. A geração de caixa medida pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) também subiu, de R$ 196 milhões no segundo trimestre de 2007 para R$ 232 milhões em período equivalente deste exercício. A margem, no entanto, recuou de 28% para 26%.

As despesas também subiram. Os custos operacionais encerraram o trimestre em R$ 418,9 milhões, montante 26% superior quando comparado aos R$ 333 milhões do segundo trimestre de 2007. A Net observou que os itens que mais contribuíram para este crescimento foram o maior consumo de link, fruto da base maior do NET Vírtua (sistema de banda larga), as maiores despesas com a central de atendimento e pessoal, manutenção e instalação de clientes.

No lado operacional a companhia continua apresentando boa expansão, apesar das maiores taxas de desligamento.

Em TV por Assinatura, as adições líquidas no trimestre foram de 148,8 mil novos clientes, sendo 86% superior a igual período do ano anterior. A NET encerrou o período com uma base de assinantes de 2,709 milhões, acréscimo de 18% na comparação anual. A taxa de desconexão (churn rate) dos últimos 12 meses foi de 15,4%, uma alta em relação a 14,4% do segundo trimestre de 2007.

Em banda larga, as adições líquidas somaram 210,7 mil novos clientes tendo a base total atingido 1,798 milhão de clientes, elevação de 61% ante a base do segundo trimestre do ano passado.

As adições líquidas de voz foram de 264,5 mil novos clientes, 174% superior ao segundo trimestre do ano passado. A base de clientes encerrou o trimestre com 982 mil clientes, uma alta de 178% no comparativo anual. A penetração sobre usuários do Net Vírtua atingiu 55%, o que, na visão da companhia, mostra que o produto tem sido considerado como uma alternativa de qualidade com preços competitivos no mercado de voz residencial. A Net também destaca o desempenho do novo produto, o Netfone.com, que em apenas 1 trimestre de seu lançamento atingiu a marca de 112 mil clientes.

(Valor Online)