Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Lucro líquido da Samsung cai 44% no terceiro trimestre

SÃO PAULO - A Samsung anunciou ter registrado uma queda de 44% em seu lucro líquido no terceiro trimestre, que chegou a 1,22 trilhão de wons (US$ 866 milhões pela cotação de hoje), contra 2,19 trilhões de wons no mesmo período de 2007. O resultado, segundo a companhia, foi impactado pelas quedas nos preços de chips e telas planas para eletrônicos.

Valor Online |

O faturamento da companhia no trimestre cresceu 15% em relação ao mesmo intervalo de 2007, para 19,26 trilhões de wons. Já o lucro operacional teve uma baixa de 51% nesse período, para 1,02 trilhão de wons.

O resultado operacional só não foi pior por conta do câmbio. Com a queda da cotação do won frente o dólar, os preços da companhia fora da Coréia do Sul ficaram comparativamente mais competitivos. Segundo a Samsung, a taxa de câmbio média apurada entre julho e setembro deste ano foi de 1066,09 wons por dólar, contra 1017,99 wons por dólar nos três meses anteriores e de 928,01 wons por dólar no terceiro trimestre de 2007. Para o ano que vem, a empresa projeta uma taxa de câmbio média de 1040 wons por US$ 1.

Com o resultado, a empresa adotou medidas que indicam que ela acredita em maior desaceleração no mercado para seus principais produtos: chips, celulares e eletrônicos. A Samsung vai reduzir seus investimentos e afirmou que sua lucratividade será menor no quarto trimestre deste ano, por conta da queda no consumo que será causada pela crise financeira internacional.

"Não esperamos, neste ano, ver a alta demanda de consumo característica do período de fim de ano", afirmou o vice-presidente de Relações com Investidores da companhia, Woosik Chu.

(Valor Online, com agências internacionais)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG