SÃO PAULO - O lucro da Telecom Italia caiu 24% no primeiro semestre, mas ainda assim superou as expectativas do mercado. O ganho da maior empresa de telecomunicações italiana passou de 1,5 bilhão de euros na primeira metade de 2007 para 1,14 bilhão de euros nos seis primeiros meses deste ano.

Os desempenhos mais fracos no Brasil e na Alemanha foram os responsáveis pela retração do lucro, informou a companhia. A receita diminuiu 3,3% nessa comparação, para 14,8 bilhões de euros.

Segundo a Telecom Italia, suas operações no Brasil e Alemanha foram atingidas por empecilhos inesperados, derivados da intensa concorrência nesses mercados. Ontem, a TIM, operadora de telefonia celular pertencente à Telecom Italia, anunciou ter tido prejuízo de R$ 34,06 milhões no segundo trimestre.

Com os problemas no Brasil e Alemanha, a empresa revisou para baixo as expectativas de receita neste ano. As projeções passaram dos 31 bilhões de euros estimados em março para algo entre 30,4 bilhões e 30,5 bilhões de euros.

(Valor Online, com agências internacionais)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.