Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Lobistas tentam politizar negociações

A possibilidade da venda da Anheuser-Busch, a cervejaria mais tradicional dos Estados Unidos, para uma companhia estrangeira desperta as mais apaixonadas reações no país. Existe uma percepção de que a Anheuser-Busch é a verdadeira empresa americana, que é a nossa empresa, que fabrica a nossa cerveja, explica Maureen Ogle, autora do livro Ambitious Brew: A história da cerveja americana.

Agência Estado |

Para ela, a reação está ligada também ao difícil momento econômico americano. "Nós estamos sentindo as conseqüências de uma economia viciada em crédito, estamos em crise, então algumas pessoas têm essa reação automática de dizer: estamos sendo invadidos", disse Maureen ao Estado. "Ninguém reclamou quando a SAB (britânica) comprou a Miller ou quando a Molson (canadense) comprou a Coors."

Ela admite que empresas americanas sempre "invadiram" companhias de outros países e que não há nenhuma racionalidade na reação. Mas Maureen acredita que a tradição da Anheuser-Busch tenha um peso grande. A empresa foi fundada em 1860. O atual presidente-executivo, August Busch IV, é a quinta geração da família a mandar na empresa. Busch IV, de 44 anos, é chamado de "O Quarto" e está há apenas 19 meses no emprego.

Administração medíocre

Muitos analistas acham que o atual presidente da empresa está na raiz do problema, por ter realizado uma administração medíocre nos últimos tempos. Além disso, "O Quarto" tem um histórico um pouco complicado. Quando era jovem, ele matou uma garçonete que estava com ele em seu Corvette ao bater o carro às 6h30 da manhã. Busch IV também foi acusado de tentativa de atropelamento de um policial com sua Mercedes, mas foi absolvido.

Hoje em dia, a família detém apenas 4% da companhia. Mas eles não querem abrir mão da empresa, que está na família há 148 anos. Por isso, contrataram um exército de lobistas para transformar a venda em uma questão política.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG