RIO - O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou hoje que pretende promover a retomada da Oitava Rodada de Licitações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) apenas para validar os blocos que já foram licitados. De acordo com Lobão, os blocos em terra e os blocos marítimos de fora do pré-sal deverão ser incluídos na Décima Rodada de Licitações, que não tem prazo para ocorrer.

Não se leiloará absolutamente nada no pré-sal. Faremos alguns leilões em terra e até nas franjas do pré-sal, mas no pré-sal não, até que se altere o marco regulatório, afirmou Lobão, que acredita na possibilidade de que Oitava e Décima Rodada ocorram ainda este ano.

O ministro disse ainda que a comissão de discussão sobre o pré-sal, formada por ele, pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff; pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega; pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo; pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge; pelo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho; pelo presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli; e pelo diretor-geral da ANP, Haroldo Lima; debaterá propostas para um novo marco regulatório pelos próximos 60 dias, quando deve enviar sugestões para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

(Rafael Rosas | Valor Online)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.