O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse hoje que o governo vai retomar ainda este ano a 8ª Rodada de Licitações da Agência Nacional de Petróleo (ANP), suspensa em novembro de 2003. Ele acrescentou que o governo também planeja realizar, ainda em 2008, a 10ª Rodada de Licitações.

"Vamos promover seguramente a retomada da 8ª Rodada. Também vamos realizar mais um leilão, com áreas em terra e nas franjas do pré-sal".

Segundo o ministro, uma rodada de licitações da camada do pré-sal, localizado em águas ultraprofundas, abaixo do leito marinho, "só será realizada após um novo marco regulatório". O pré-sal é uma camada de reservatórios que se encontram no subsolo do litoral do Espírito Santo a Santa Catarina, ao longo de 800 quilômetros, em lâmina d’água que varia entre 1,5 mil e 3 mil metros de profundidade e soterramento (área do subsolo marinho que terá de ser perfurada) entre 3 mil e 4 mil metros.

De acordo com o Lobão, na região do pré-sal já foram feitas 15 perfurações, mas ainda há necessidade de novas sondagens e abertura de poços exploratórios. O campo de Tupi, por exemplo, é considerado uma megarreserva de petróleo, com um volume estimado entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris. "Só assim saberemos se o pré-sal se trata de um oceano (de petróleo) ou de vários reservatórios", afirmou o ministro, que hoje fez visita técnica à sede do Operador Nacional do Sistema (ONS), no Rio.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.