Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Livro Bege aponta desaceleração econômica em diversos setores nos EUA

SÃO PAULO - A desaceleração econômica estava ocorrendo de forma espalhada por diversos setores da economia dos EUA já em setembro e não apenas no setor financeiro, revelou o Livro Bege, divulgado nesta quarta-feira. O documento é um compêndio de dados recolhidos por 12 unidades regionais do Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano).

Valor Online |

Todas as regiões apontaram enfraquecimento da atividade e, na maioria delas, piorou a perspectiva sobre o futuro da economia.

A análise do Fed é sobre um período anterior à fase mais aguda da crise até agora e, portanto, faz crescer a idéia de que a economia americana provavelmente entrará em um período de recessão, arrastando o resto do mundo.

Segundo o Livro Bege, os gastos dos consumidores e a atividade das fábricas estavam em desaceleração na maioria das regiões pesquisadas. Entre os setores com retração ele cita o de varejo, venda de automóveis e o de turismo. O documento fala ainda com preocupação sobre a deterioração do segmento de serviços não financeiros e também da piora do mercado de trabalho.

O Fed lembra que esta redução no ritmo da atividade foi acompanhada pelo aperto, por parte dos bancos, nos critérios para concessão de crédito.

Como pontos positivos, a instituição cita uma diminuição das pressões inflacionárias e também a atividade do setor agrícola.

O Comitê de Mercado Aberto do Fed se reunirá nos próximos dias 28 e 29 para decidir os rumos da política monetária daquele país. No início deste mês, o BC americano, em ação coordenada com autoridades monetárias de outros países, reduziu a taxa básica de juros dos EUA em 0,25 ponto percentual, para 1,75%.

Mais notícias

 
  • Crise de crédito deve afetar 1º tri de 2009, afirma Casa Branca
  • Ordem de Lula é garantir crédito para o Natal
  •  

    Para saber mais

     

    Serviço 

     

    Opinião

     

    Leia mais sobre crise financeira

    Leia tudo sobre: crise financeirafedlivro bege

    Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG