Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Liquidação de fundos hedge é recorde no terceiro trimestre

SÃO PAULO - O terceiro trimestre do ano foi marcado por um número recorde de encerramento de fundos hedge no mundo todo. Segundo levantamento da consultoria americana Hedge Fund Research (HFR), que acompanha mais de 13 mil carteiras da categoria, 344 hedge funds encerraram suas atividades somente entre os meses de julho e setembro - muito acima do recorde anterior, de 267 fundos liquidados no quarto trimestre de 2006.

Valor Online |

No acumulado dos nove primeiros meses do ano, os " hedge funds " que optaram por encerrar suas atividades somam 693, o que representa aproximadamente 6,9% do total de carteiras do setor, informa relatório da consultoria. O número de fundos liquidados representa um crescimento de mais de 70% na comparação com o mesmo período de 2007, quando 409 " hedge funds " foram encerrados.

" A indústria de ? hedge funds ? está atualmente apresentando uma consolidação estrutural que espelha a tendência de toda a indústria financeira " , diz Kenneth Heinz, presidente da Hedge Fund Research. " A combinação de aumento na volatilidade dos ativos com queda de liquidez tem ampliado a diferenciação entre os fundos e aumentado os desafios para fundos e investidores. "
Os dados da HFR mostram ainda que, no terceiro trimestre, 117 fundos hedge foram lançados, elevando para 603 o total de carteiras da categoria criadas no ano. O terceiro trimestre é o primeiro período em que o setor apresenta mais encerramentos que criação de " hedge funds " desde a fundação da consultoria, em 1996, destaca o relatório.

As liquidações no trimestre de fundos gerenciados por um único gestor são levemente superiores em termos percentuais que os encerramentos ocorridos em fundos de fundos hedge: 3,5% ante 3%. Entretanto, essa tendência registrada em fundos de fundos é significativa, alerta o texto. O número de encerramentos no terceiro trimestre deste ano já excede o recorde anual de 156 liquidações de fundos de fundos hedge, registrado em 2005.

Já no que se refere aos mercados emergentes, os dados da HFR revelam que os investidores resgataram mais de US$ 5,2 bilhões dos " hedge funds " no período de quatro meses terminado em outubro. Quando incluídas as perdas em ativos com base no desempenho, o capital investido nos fundos hedge de emergentes caiu mais de 33%, para US$ 75 bilhões. Globalmente, o total aplicado em " hedge funds " diminuiu 19% em quatro meses.

" O suporte de crescimento secular e a melhora nos fundamentos dos mercados emergentes foram ignorados e esmagados pelo medo e aversão ao risco " , diz Heinz. " Num desejo incontrolável por qualidade, os investidores procuraram liquidar carteiras de ativos que apresentassem algum risco buscando a segurança dos títulos do tesouro de países desenvolvidos. "
(Luciana Monteiro | Valor Econômico )

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG