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Limusine para rodar na terra

É a bordo de um Range Rover que a rainha da Inglaterra, Elizabeth II, costuma passear no campo. No Brasil, a Land Rover oferece essa limusine fora-de-estrada nas versões Sport (um Discovery com cara de Range Rover) e Vogue, a mais luxuosa, com motor a gasolina ou a diesel.

Agência Estado |

Essa última, mais em conta, parte de R$ 380 mil e foi avaliada pelo JC.

O topo-de-linha da Land Rover surgiu em 1970 como opção aos tacanhos Série I e Série II (como eram chamados os Defender à época). Utilitários-esportivos luxuosos como o Porsche Cayenne e o Cadillac Escalade o têm como precursor.

É difícil chamá-lo de jipão, considerando seus tapetes de lã, o aquecimento para volante e bancos dianteiros - que têm ajustes elétricos -, faróis bixenônio com facho direcional, ar-condicionado com duas zonas de resfriamento e freio de estacionamento elétrico, acionado por botão, entre outros itens.

No centro do painel há uma tela sensível ao toque, na qual são mostrados dados do computador de bordo, do leitor de CDs (há disqueteira para seis discos no porta-malas), imagens da televisão e do DVD, do navegador GPS e da câmera traseira de estacionamento. Ali também são exibidas as imagens captadas pela Venture Cam, uma câmera sem fio que serve para, por exemplo, o motorista deixar num barranco e assistir a si próprio superar um obstáculo.

O espaço interno é farto para quatro pessoas e em estradas de asfalto ou de terra nem se nota ruído dele rodando. Em curvas o Vogue é estável, embora sua carroceria incline bastante.

O motor V8 3.6 a diesel biturbo impressiona por causa do torque de 65,2 mkgf. O câmbio é automático seqüencial de seis marchas. Ao frear, os discos Brembo estancam o utilitário de mais de 2,7 toneladas, mas a transferência de peso incomoda.

Se alguém tiver coragem de colocá-lo na terra, a tarefa será facilitada pelo Terrain Response, sistema que ajusta eletronicamente as respostas de câmbio, motor e direção conforme o piso (há cinco modos).

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