Tamanho do texto

Os líderes de Grã-Bretanha, França e União Européia (UE) se reúnem nesta segunda-feira, em Londres, num novo esforço para conter a expansão devastadora da crise econômica, enquanto as expectativas geradas por novas medidas de choque nos Estados Unidos e na China provocam uma forte alta nas Bolsas.

Os mercados asiáticos registraram uma de suas melhores sessões das últimas semanas com altas espetaculares, uma tendência de euforia retomada na Europa, que os analistas atribuíram à perspectiva de um corte das taxas de juros nos Estados Unidos, acompanhado de um novo plano de revitalização econômica.

A reunião de Londres será protagonizada pelo primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, o presidente francês, Nicolas Sarkozy - presidente em exercício da União Européia - e o chefe da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso.

A reunião começará às 13H00 de Brasília e será dedicada ao estudo de medidas para revitalizar a economia européia, segundo uma fonte da presidência francesa.

O objetivo é dar "coerência" aos diferentes planos de resgate europeus "para transmitir uma mensagem de confiança no Conselho Europeu de 11 e 12 de dezembro em Bruxelas", acrescentou a fonte.

O encontro acontecerá no momento em que a economia européia perde empregos, principalmente no setor automobilístico. Nos EUA, os mercados aguardam a decisão dos congressistas sobre a ajuda solicitada pelas montadoras General Motors, Chrysler e Ford para evitar a falência.

Apesar disso, os investidores continuam confiantes nesta segunda-feira diante da possibilidade de uma intervenção contundente do presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, que assumirá o cargo em 20 de janeiro, para reativar a maior economia mundial e conter o aumento do desemprego.

Em Pequim, os dirigentes chineses abriram a Conferência Anual sobre o Trabalho Econômico Central, destinada a traçar os eixos da política econômica do gigante asiático para 2009, num momento de desaceleração do crescimento de sua economia.

bur-app/lm/fp

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.